SÃO PAULO – Museu de Arqueologia e Etnologia da USP oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes nas férias de janeiro de 2024

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está oferecendo atividades gratuitas para crianças e jovens de 6 a 16 anos durante o mês de janeiro. Essas ações acontecerão presencialmente nas instalações do museu, localizado na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo. A proposta deste ano é focada em uma exposição em cartaz no museu chamada “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”.

As vagas para participar das atividades são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente. Para se inscrever, é necessário entrar em contato por e-mail ou telefone com o Núcleo Educativo do museu.

Serão realizadas seis dias de atividades, cada um dirigido a uma faixa etária específica. As idades serão divididas da seguinte forma: crianças de 6 a 8 anos (15/01 e 18/01), crianças de 9 a 11 anos (17/01 e 19/01), e adolescentes de 12 a 16 anos (22/01 e 24/01). Em todos os dias, as atividades terão início às 14h e término às 17h.

A exposição “Resistência já!” é fruto de um trabalho colaborativo entre o museu e os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena. A mostra apresenta fotografias, vestimentas e outros artefatos que visam ensinar e aproximar os visitantes da cultura e tradições dos povos indígenas do Brasil.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a Reserva Técnica Visitável, que conta com artefatos arqueológicos da Amazônia, evidenciando as formas de ocupação indígena na região. A reserva também estará aberta à visitação para além do programa de férias, com agendamento prévio.

O MAE funciona de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição “Resistência já!” e a Reserva Técnica estão abertas ao público, sem necessidade de agendamento. No entanto, aqueles que desejarem um guia durante a visita devem fazer um aviso prévio ao museu para realizar a reserva.

Essas atividades promovidas pelo Núcleo Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia oferecem uma oportunidade única para crianças e jovens aprenderem sobre a cultura indígena, assim como a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Também proporcionam uma experiência educativa e interativa, além de promover o contato com a história e a arte de diferentes culturas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo