SÃO PAULO – “Alunos de Etec criam jogo online para estimular raciocínio lógico e desafiar crianças na alfabetização”

Um novo jogo educativo desenvolvido por estudantes está disponível para testes e promete estimular o raciocínio lógico e desafiar crianças a novas formas de escrever. O Alphabet Maze foi criado por alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira com o objetivo de contribuir para a alfabetização infantil.

O jogo online funciona como um quebra-cabeça que estimula o raciocínio lógico e desperta o interesse das crianças em resolver enigmas com palavras. Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Kevin Gabriel Pinto Sousa, Sandro Gama da Silva, Victor Fernandes de Paula e Vinícius Pires Vieira, sob a orientação do professor Gabriel de Souza Gerolim, o Alphabet Maze é protagonizado por um personagem chamado Kevin, que deve se movimentar em um labirinto, empurrando blocos de letras até conseguir formar a palavra no local apropriado.

O jogo conta com 50 fases podendo ser jogadas em português ou inglês, oferecendo uma experiência educativa e divertida para os jogadores. Ao passar por todas as fases, o jogador ganha estrelas de bônus, incentivando a conclusão de todas as etapas. O game está disponível para testes no navegador, computador ou celular, proporcionando acesso fácil e versátil para os usuários.

Segundo Victor, um dos desenvolvedores do jogo, a inspiração para o Alphabet Maze veio do Sokoban, um jogo de transporte e movimentação de cubos ou engradados em um armazém. A equipe também incluiu uma imagem em cada fase para ajudar o jogador a saber qual palavra ele deve formar. O objetivo principal do projeto era contribuir para a sociedade com um jogo que poderia ser utilizado no ambiente escolar, oferecendo uma ferramenta educativa e divertida.

Além de estimular o raciocínio lógico, o jogo também desafia os jogadores a encontrar novas maneiras de escrever, semelhante aos desafios do xadrez ou ao quebra-cabeça de encontrar um xeque-mate em menos jogadas. O conteúdo ensinado durante o ano letivo foi essencial para compreender melhor a linguagem e os algoritmos utilizados no desenvolvimento do jogo.

O professor orientador do TCC ressalta que projetos como o Alphabet Maze enriquecem os métodos tradicionais de ensino, oferecendo uma abordagem prática e atrativa para aprendizagem dos alunos. A disponibilidade do jogo para testes representa uma oportunidade para a sociedade conhecer e experimentar essa iniciativa inovadora que busca contribuir para a educação e o desenvolvimento das crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo