Morador de Santo André enfrenta problemas com recebimento de faturas da operadora Tim, que deixou de enviar contas via Correios.

Morador de Santo André pede recebimento de faturas via Correios, em vez de meios virtuais como tem acontecido. Segundo o morador Eliel Barros, sua mãe, Marina Queiroz, enfrenta dificuldades para realizar o pagamento das faturas, já que elas não chegam mais impressas.

Eliel, que também é professor da educação básica, conta que muitas vezes precisa auxiliar a mãe no pagamento das contas online, já que ela não tem habilidade com a tecnologia. Ele argumenta que prefere as contas impressas porque permite um melhor acompanhamento dos pagamentos e ajuda na organização financeira.

O problema se arrasta há pelo menos seis meses, apesar das constantes reclamações do morador junto à operadora. Mesmo com as promessas de resolução, as faturas chegam por alguns meses e logo param de ser enviadas novamente.

O Procon de Santo André informa que a prática adotada pela operadora Tim é ilegal e vai contra o Código de Defesa do Consumidor. A empresa não pode decidir unilateralmente sobre o contrato e a forma como as cobranças serão feitas. O consumidor tem o direito de escolher qual a melhor forma de recebimento das faturas.

As empresas que não cumprem essa determinação estão sujeitas a multas, especialmente as concessionárias de serviços regulados. O Procon de Santo André oferece orientações, denúncias e reclamações por meio de atendimentos online, além do atendimento presencial mediante agendamento.

Já o Procon de Diadema esclarece que, de acordo com a Resolução 632/2014 da Anatel, o consumidor tem o direito à apresentação da cobrança pelos serviços prestados em formato adequado, respeitando a antecedência mínima prevista.

A empresa de telefonia não pode deixar de enviar a fatura mesmo se oferecer alternativas online. Se o consumidor deseja o documento impresso e enviado, a empresa é obrigada a atender. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o Procon do município.

A reportagem contatou a operadora Tim para comentar o caso, mas até o fechamento do texto, a empresa não havia se manifestado sobre o assunto.

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