De acordo com a SEDPcD, a formação abordará conceitos relacionados à deficiência visual, avaliação específica em orientação e mobilidade, trabalho interdisciplinar em reabilitação visual e principais técnicas empregadas nesse processo. O curso é dividido em dois módulos: teórico, com duração de 7 de março a 23 de maio, e prático, com previsão de junho a novembro.
As aulas teóricas terão carga horária de 30 horas, com encontros online semanais de 2 hora e meia cada. Já as aulas práticas terão carga horária de 90 horas, com encontros presenciais de 8 horas cada. Os interessados em participar do curso devem se inscrever até o dia 9 de fevereiro e as vagas são limitadas.
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a importância do curso para a promoção da autonomia e inclusão de pessoas com deficiência visual. Segundo ele, a iniciativa representa um passo significativo na capacitação de profissionais para garantir que cada indivíduo tenha a oportunidade e autonomia de conviver com independência e confiança.
O curso de Aprimoramento em Orientação e Mobilidade faz parte da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada em 2008 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A rede, que conta com 20 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, oferece atendimento especializado em reabilitação visual, proporcionando avaliação, atendimento e acompanhamento personalizados aos pacientes.
Para se inscrever no curso, os interessados devem acessar o link disponibilizado e enviar um currículo atualizado para o e-mail [email protected]. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.