Aumento de resgates no mar do Rio preocupa Corpo de Bombeiros em 2024

O verão carioca continua sendo um período preocupante para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que tem registrado um aumento significativo no número de resgates em praias em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com as estatísticas divulgadas pela corporação, entre 1º de janeiro e 9 de janeiro deste ano, foram realizados 2.404 salvamentos, em um total de 107.417 prevenções. Em contrapartida, no ano passado, os números foram de 528 salvamentos para 44.011 prevenções.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio, major Fábio Contreiras, apontou a alta nos atendimentos como resultado do crescente número de turistas e banhistas locais nas praias do estado. Contreiras também destacou que as condições do mar têm sido frequentemente agitadas, com ondas em níveis elevados e ventos fortes que favorecem a formação de correntes de retorno, representando um grande risco para os banhistas.

O major aproveitou para alertar sobre os perigos que devem ser levados em consideração pelos frequentadores das praias e fez uma série de recomendações, como manter-se próximo a um posto de salva-vidas e respeitar as cores das bandeiras utilizadas para sinalizar as condições do mar. Ele ressaltou a importância de evitar o banho de mar em locais com bandeira vermelha, indicativo de correntes de retorno e vales, e deu preferência às bandeiras verde ou, em último caso, amarela para a prática de natação.

Além disso, o major Contreiras orientou os banhistas a abster-se de entrar no mar após terem consumido bebidas alcoólicas e a evitar banhos noturnos. A importância da supervisão de crianças durante as atividades na praia também foi enfatizada, com a recomendação de que os responsáveis deixem pulseiras com nome e telefone de contato nas crianças e mantenham-se a uma distância segura durante o banho de mar.

Em um tom preocupante, Contreiras relatou dois casos de resgates que resultaram em mortes no último domingo. Os bombeiros foram acionados para socorrer dois jovens que acabaram falecendo, evidenciando os riscos que as praias cariocas podem oferecer. Desse modo, a atenção e cautela dos frequentadores das praias, especialmente durante o verão, continuam sendo fundamentais para evitar tragédias como essas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo