Guarujá intensifica fiscalização e passa a apreender caixas de som nas praias do litoral paulista

A partir desta segunda-feira (8), a segurança pública de Guarujá, no litoral paulista, intensificará a apreensão de caixas de som utilizadas nas praias da cidade. A medida tem como base o Código de Posturas Municipal, que proíbe o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões. Até o momento, a abordagem das autoridades consistia em orientar e dialogar com os responsáveis, solicitando o desligamento do aparelho. No entanto, a partir desta semana, o som será apreendido com o reforço de policiais militares, guarda municipal e força tarefa de fiscalização.

A prefeitura de Guarujá mencionou que a proibição do uso de caixas de som nas praias é sinalizada em todos os locais e que houve também a distribuição de panfletos informativos e orientação por parte dos fiscais. Durante as festas de fim de ano, a cidade registrou um total de 4.711 equipamentos emitindo ruídos em praias como Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. Todos foram desconectados pelas autoridades presentes.

Além disso, foram distribuídos 7.855 panfletos informativos ao longo das praias, com o intuito de orientar os banhistas e ambulantes em relação às práticas proibitivas estabelecidas pela legislação municipal. Vale ressaltar que Guarujá também veta a presença de animais, tendas e barracas, churrasqueiras e bicicletas em suas praias.

Com a intensificação das ações de fiscalização e a apreensão dos equipamentos de som, a expectativa é que haja uma redução significativa dos ruídos e da perturbação oriunda desses equipamentos, promovendo assim um ambiente mais tranquilo e harmonioso para os frequentadores das praias de Guarujá. As medidas adotadas reforçam o compromisso das autoridades locais em zelar pelo bem-estar e qualidade de vida da população e visitantes, garantindo o respeito às normas estabelecidas e a preservação do ambiente litorâneo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo