As cidades brasileiras se preparam para enfrentar uma segunda semana do ano com muito calor e chuva. Segundo o Climatempo, essa será a tendência para a maior parte das capitais do país.
Para São Paulo, a previsão é de chuvas e temperaturas mais altas em comparação com a última semana, com máximas entre 28°C e 34°C. A região Norte terá tempo nublado e chuva ao longo de toda a semana, com temperaturas em torno de 32°C. Boa Vista, no entanto, terá tempo limpo apenas na segunda-feira, com chuvas a partir de terça-feira.
No Centro-Oeste, a previsão é de chuvas todos os dias, com temperaturas altas, chegando a 35°C em Cuiabá e Campo Grande. Já Brasília registrará as menores médias, entre 19°C e 27°C.
No Nordeste, o clima será de calor, com máximas entre 29°C e 33°C, e previsão de chuvas rápidas em cidades como Maceió, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Natal e Aracaju. Salvador terá chuvas apenas na quarta-feira, e as cidades do sul da Bahia seguirão em atenção para pancadas moderadas a fortes.
No litoral norte do Nordeste, pouca chuva é prevista, com mais aberturas de sol e pancadas rápidas e isoladas. O risco é de temporais na divisa do Maranhão com o Piauí e em todo o oeste baiano, apesar do clima abafado.
São Luís e Teresina devem ter probabilidade de chuva ao longo do dia e períodos nublados ao longo da semana. No Rio de Janeiro, as máximas chegam a 37ºC, com previsão de pancadas de chuva a partir de terça-feira. Em Vitória, os próximos dias devem ser parcialmente nublados, com temperaturas amenas variando entre 21°C e 33°C.
Em Belo Horizonte, há maior probabilidade de chuvas, com temperaturas entre 19ºC e 32°C. Porto Alegre e Florianópolis terão chuvas ao longo de toda a semana, com máximas entre 25°C e 35°C. Já Curitiba terá as menores temperaturas, com mínimas entre 16°C e 20°C e chuvas todos os dias.
Assim, o país se prepara para enfrentar uma semana de variações climáticas, entre chuvas e altas temperaturas em diversas regiões. A população deve estar atenta e preparada para as mudanças no clima.