De acordo com o escritório de advocacia AG Immigration, a demora para conseguir o visto no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo chegou a atingir um recorde na semana de 5 a 9 de junho de 2023, atingindo a marca de 630 dias. Neste período, São Paulo ocupava o nono lugar na lista das cidades do mundo com maior tempo de espera para obtenção do visto tipo B1/B2, de turismo e negócios. O Brasil, por sua vez, figurava como o sétimo país com maior demora para concessão do visto, segundo o ranking da AG Immigration.
Entretanto, segundo a nota emitida pela embaixada e os consulados, as medidas tomadas pelos postos consulares contribuíram para a solução da demora, incluindo a ampliação no número de funcionários consulares, abertura de novos agendamentos, priorização de vistos para estudantes que retornam aos estudos, e simplificação do processo de renovação de vistos para melhor atendimento aos viajantes brasileiros.
Nesta sexta-feira, o tempo de espera para uma entrevista de concessão de visto no consulado de São Paulo havia sido reduzido para seis dias, refletindo um esforço significativo para normalizar o processo. Ainda segundo Scott Riedmann, ministro conselheiro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA, a expressiva expansão no número de vistos emitidos demonstra um crescente interesse dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo e educação nos Estados Unidos.
A AG Immigration também fornece informações detalhadas sobre os procedimentos para tirar o visto americano, destacando a importância do preenchimento do formulário DS-160 e as etapas para pagamento da taxa de solicitação e agendamento da entrevista. A renovação de vistos e as etapas necessárias para manter o visto atualizado também são mencionadas no comunicado.
Além disso, o texto aborda o motivo mais frequente para negativa de vistos, de acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, sendo a comprovação de que o solicitante não tem intenção de permanecer indefinidamente nos EUA e possui recursos para cobrir todos os gastos da viagem. A taxa de aprovação de vistos no Brasil é de 85%, com razões como falta de vínculos com o Brasil, mentiras no formulário DS-160 e problemas para comprovar condições financeiras como principais fatores de negação do visto.
Dessa forma, a emissão de vistos para os Estados Unidos se destaca como uma conquista relevante, refletindo o interesse crescente dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo, educação e negócios no país norte-americano. As autoridades consulares e embaixatícias têm se esforçado para agilizar os processos e garantir um atendimento mais eficiente aos requerentes de visto, minimizando os problemas enfrentados durante a pandemia.