As matrículas para o 1º semestre de 2024 já estão disponíveis para pré-inscrições online, visando proporcionar uma experiência aprimorada e evitar filas extensas, especialmente no mês de janeiro, em que as altas temperaturas resultam em uma grande demanda. O processo de matrícula conta com uma equipe disponível para auxiliar pessoalmente aqueles que necessitarem, garantindo que ninguém perca a oportunidade.
As unidades da Zona Leste e Santos requerem que os interessados façam a pré-inscrição online através de um link específico no site até o dia 8 de janeiro, com a divulgação dos contemplados marcada para o dia 20 do mesmo mês. Na unidade São Bernardo do Campo, o prazo de pré-inscrição também é até o dia 8 de janeiro, com a lista de contemplados divulgada no dia 1 de fevereiro. Após a seleção, os candidatos devem comparecer a cada unidade de acordo com os prazos estipulados para finalizar o processo de matrícula.
As vagas são distribuídas em diferentes cursos, incluindo teatro, dança, música, circo, audiovisual, artes visuais, xadrez, drones, maker, games e robótica. Ao todo, serão abertas 820 vagas na unidade de Vila Curuçá, 845 em Sapopemba, 900 no Itaim Paulista, 870 na unidade Parque Belém, 1.045 em Cidade Tiradentes, 300 em São Bernardo do Campo e 830 em Santos.
Os cursos variam de acordo com o período do dia, com opções de horários matutino, vespertino e noturno, apresentando um grande leque de atividades culturais e educacionais para a população. Entre as opções disponíveis, destacam-se balé, circo, fotografia, teatro, música, dança contemporânea, criação de games, maker, entre outros. Além disso, há cursos noturnos com aulas de violão, dança de salão, cerâmica, informática, dentre outros.
A iniciativa das Fábricas de Cultura proporciona um acesso gratuito a diversas formas de expressão artística e cultural, oferecendo à comunidade a oportunidade de desenvolver talentos e habilidades em um ambiente estimulante e diversificado. A diversidade de cursos disponíveis reflete o compromisso em promover a arte e a cultura como ferramentas de inclusão e desenvolvimento pessoal.