O rodízio municipal de veículos em São Paulo foi instituído em 1997, com o objetivo de limitar a quantidade de veículos nas vias da capital durante os horários de pico. A medida visa reduzir os congestionamentos e melhorar a mobilidade urbana. A regulamentação municipal estabelece em quais dias e horários os carros e caminhões podem circular, de acordo com o final de suas placas.
Durante a operação do rodízio, a circulação de veículos é restrita no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7 horas às 10 horas, e da tarde, das 17 horas às 20 horas. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito enfatiza que transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro resulta em infração de trânsito de nível médio, acarretando multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
A restrição da circulação de veículos é delimitada nas ruas e vias da cidade do chamado Centro Expandido, que inclui bairros circundantes ao centro histórico, como Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda, Vila Leopoldina, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema, entre outros.
O rodízio de carros na cidade de São Paulo funciona de acordo com o final da placa de cada veículo. Por exemplo, nas segundas-feiras, podem circular veículos com placas de final 1 e 2, enquanto nas terças-feiras a circulação é liberada para placas de final 3 e 4, e assim por diante ao longo da semana. A suspensão temporária do rodízio municipal de veículos irá vigorar até a próxima sexta-feira, 5, após a qual as restrições voltarão a ser aplicadas a partir da segunda-feira, 8.