Em um final de semana comum, a empresa Helimarte realiza seis voos com destino às cidades litorâneas do estado. No entanto, em feriados prolongados, esse número chega a dobrar, atingindo 12 voos. Durante o mês de dezembro, a demanda atinge o seu ápice, com cerca de 40 partidas entre o Natal e o Réveillon.
Apesar de alguns clientes desistirem do serviço devido aos custos elevados, o valor do trajeto varia de R$ 14 mil a R$ 55,5 mil, dependendo do destino, da quantidade de passageiros e do modelo da aeronave.
Foi durante o período de festas que um helicóptero com quatro pessoas a bordo desapareceu enquanto ia do Campo de Marte para Ilhabela, no litoral norte do estado. Até o momento, o veículo e seus ocupantes não foram encontrados, e as buscas continuam.
Segundo Jorge Bitar, presidente da Helimarte, os pilotos e demais profissionais envolvidos com o sistema aéreo precisam aumentar a atenção durante o final do ano devido ao aumento da quantidade de voos. Ele ressalta que o trajeto entre a capital e o litoral é complicado devido à imprevisibilidade climática e à névoa que pode surgir em questão de minutos.
A companhia aérea Azul Conecta, braço da Azul Linhas Aéreas, começou a oferecer em dezembro um voo fretado de avião de São Paulo para Ubatuba, no litoral norte. Os voos, com pouso no aeroporto Gastão Madeira, são realizados em avião King Air, com capacidade para nove passageiros. Os preços variam de acordo com a origem e a disponibilidade da aeronave e tripulação.
A escolha de Ubatuba como destino ocorreu após a empresa avaliar o mercado e a possibilidade de demanda na região. A Azul afirma que não se trata de uma operação regular e, sim, de voos dedicados que não serão comercializados pela empresa em canais de vendas convencionais.
Com o aumento da demanda por táxis aéreos durante o período de festas, as empresas que oferecem esse serviço precisam estar atentas à segurança dos voos, especialmente devido às condições climáticas instáveis que podem gerar imprevistos durante o trajeto entre a capital paulista e o litoral.