Frio extremo e tempestades de neve no norte da Europa, e ventos fortes e chuvas no oeste causam mortes e destruição.

A Europa foi atingida por extremos climáticos na quarta-feira, 4, com frio extremo e tempestades de neve nos países nórdicos, enquanto o oeste do continente enfrentou fortes ventos e chuvas. Na Escandinávia, a neve e o frio intenso levaram ao fechamento de escolas e estradas, com temperaturas que caíram abaixo de 40ºC negativos, inclusive registrando -43,6ºC na Lapônia sueca, a temperatura mais baixa em 25 anos no país. O transporte também foi impactado, com pontes fechadas e serviços de trem e balsa suspensos.

Já no Reino Unido, as tempestades e chuvas causaram estragos, resultando na morte de pelo menos uma pessoa, devido a uma árvore que caiu sobre um carro. Mais de 300 alertas de inundação estavam em vigor em toda a Inglaterra e País de Gales, com 10 mil casas sem energia. A rede ferroviária do país também foi afetada por inundações e cortes de energia.

A Holanda não escapou dos fortes ventos, que possivelmente causaram a morte de um homem de 75 anos que caiu da bicicleta. Parte de um dique que regula os níveis de água foi arrastada, levando à retirada de casas-barco por precaução, enquanto na França, as chuvas forçaram a retirada de cerca de 200 pessoas e derrubaram a energia de 10 mil famílias. A situação se agravou a ponto de a água correr para o rio Maas, perto da cidade de Maastricht, resultando na retirada de proprietários de casas-barco por precaução.

No total, centenas de equipes de emergência foram mobilizadas para resgatar pessoas de casas inundadas e limpar estradas na França, com previsão de mais chuvas e ventos de até 100 km/h. A Alemanha também enfrentava inundações, que poderiam ser agravadas por mais chuvas. No noroeste da Baixa Saxônia, região mais afetada do país, partes estavam lidando com inundações.

A variedade de fenômenos extremos observados na Europa nesse dia chamou a atenção para a importância de se estar preparado e adaptado a condições climáticas cada vez mais imprevisíveis e extremas. As autoridades de cada país tiveram que agir rapidamente para minimizar os danos e garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo