A obra, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), teve como foco a completa restauração da ponte, abrangendo a recuperação das fundações, pilares e do tabuleiro de concreto em uma extensão de 215 metros de comprimento por 11 metros de largura.
A complexidade do trabalho exigiu a atuação de uma equipe especializada em mergulho, devido à necessidade de intervenções subaquáticas em uma profundidade de aproximadamente 32 metros, que exigiu o uso de cilindros de oxigênio. O superintendente do DER, Sérgio Codelo, ressaltou que a recuperação de estruturas importantes como essa reforça o compromisso do governo com obras perenes e de maior durabilidade, representando um investimento para o futuro.
A restauração da ponte incluiu a instalação de 12 pilares sustentados em blocos sobre 48 estacas revestidas em capas metálicas, além da substituição do guarda-corpo de concreto por materiais metálicos. Foram aplicadas técnicas de jateamento em cimento de alta resistência, aumento de armadura, protensão nos blocos novos, uso de andaimes suspensos, chumbamentos de ferragem, formas planas para concreto protendido ou aparente e bombeamento de concreto.
Embarcações do tipo balsa catamarã foram utilizadas para equipamentos de perfuração e cravamento das estacas, e barcos transportaram passageiros e trabalhadores durante a realização da obra. Para garantir a segurança dos usuários e operários, foi adotada a operação “pare e siga” na pista de rolamento.
O investimento milionário na modernização da estrutura da Ponte sobre o Rio Taquari reflete o compromisso do Governo de São Paulo com a segurança e durabilidade das obras de infraestrutura, garantindo a qualidade e a eficiência das rodovias estaduais. A recuperação deste importante marco na região de Itapetininga representa um avanço significativo para a mobilidade e o desenvolvimento local.