Inscrições abertas para o programa formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” no Museu Casa Mário de Andrade.

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” no Centro de Pesquisa e Referência do Museu Casa Mário de Andrade em São Paulo. O curso, que já formou mais de 180 profissionais da área, tem como objetivo preparar os participantes para atuar com patrimônio cultural no Brasil.

O programa oferece um conjunto de atividades relacionadas à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, incluindo oficinas, cursos obrigatórios e atividades complementares, como visitas técnicas a patrimônios culturais em restauro, arquivos e bibliotecas. As aulas serão realizadas virtualmente através da plataforma Zoom, com encontros presenciais em espaços culturais.

O curso abordará temas como aspectos históricos e teóricos do patrimônio cultural, gestão do patrimônio, estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos. As formações, divididas em três módulos cada, terão encontros semanais durante os meses de abril a julho. Os participantes também devem participar do Encontro de Museus-Casas Literários, que reúne representantes e profissionais de instituições relacionadas à literatura para debater temas em torno da museologia e das demandas atuais dos públicos.

O corpo docente do curso é composto por especialistas da área de patrimônio e gestão cultural, incluindo Marilúcia Bottallo, museóloga, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, e Juliana Monteiro, museóloga pela Universidade Federal da Bahia.

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de matrícula de R$300,00. O programa também oferece até cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda. O resultado do processo seletivo será divulgado em 11 de março por e-mail, e o início das aulas está previsto para 16 de abril.

O Museu Casa Mário de Andrade, que sedia o programa, tem ligação direta com o poeta Mário de Andrade, que atuou como Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo e colaborou com o SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do governo federal, sendo o primeiro Secretário de Cultura do país. Mais informações sobre o museu e a exposição virtual “Morada do Coração Perdido” estão disponíveis em seu site.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo