Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o financiamento às exportações das aeronaves da Embraer é fundamental para o Brasil. Ele ressaltou que, como agência de crédito à exportação brasileira, o BNDES tem como um de seus objetivos oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, gerando emprego e renda no país.
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou a relação “sólida e de longo prazo” entre a empresa e o BNDES. Ele afirmou que o apoio recebido para a exportação das aeronaves é crucial para consolidar o crescimento da Embraer e expandir sua presença global. Além disso, Gomes Neto ressaltou que a atuação do BNDES não beneficia apenas a Embraer, mas também contribui para a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado.
Os contratos fechados incluem a exportação de jatos E-175 para Skywest Airlines, Inc., a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings LLC. O BNDES aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da Embraer somente em 2023, totalizando 67 aviões comerciais, com até R$ 10 bilhões em financiamento, e as entregas estão previstas até 2025.
O banco destacou que as exportações de aeronaves também promovem o desenvolvimento da indústria nacional de bens tecnológicos e contribuem para a manutenção de empregos de elevada qualificação e a geração de divisas importantes para a economia do país.
Além disso, duas das operações recentes contaram com o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo Garantidor de Exportação (FGE), e recolherão aproximadamente R$ 300 milhões em novos prêmios de seguro para o fundo. Este seguro garante as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar a produção ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior.
Desde 1997, o BNDES financiou cerca de US$ 25,6 bilhões à exportação de 1,3 mil aeronaves da Embraer, contribuindo para fortalecer a capacidade da empresa de competir no mercado internacional em igualdade de condições com suas concorrentes.