O Ministério do Turismo justificou a medida afirmando que a data de chegada em solo brasileiro foi levada em consideração. Isso significa que os turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estarão isentos da apresentação do visto.
A exigência de visto já era válida anteriormente para turistas do Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos. A prorrogação foi resultado de um acordo entre Brasil e Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração, de até 90 dias.
De acordo com o Ministério do Turismo, a prorrogação também se deu em função da necessidade de ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. O Ministério afirmou que o novo decreto será publicado assim que a tramitação for finalizada.
Além disso, o governo brasileiro reforçou o interesse em negociar acordos de isenção de vistos com as três nações, com base nos princípios da reciprocidade e igualdade entre os Estados. A pasta destacou que a medida visa fortalecer as relações de turismo entre os países e facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
Com a entrada em vigor da exigência de visto, os turistas desses três países deverão se atentar para as novas regras e procedimentos para obter o visto eletrônico, visando uma viagem tranquila e sem imprevistos.