Início de 2024: Jornada para Educação Financeira e Redução de Dívidas das Famílias Brasileiras

No início deste ano, muitas famílias brasileiras ainda estão lidando com dívidas acumuladas ao longo de 2023 e anos anteriores. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio em dezembro do ano passado, 76,6% das famílias estavam endividadas, enquanto 29% delas tinham contas em atraso.

O novo ano pode ser uma oportunidade para repensar o planejamento financeiro e evitar dívidas, bem como para começar a poupar para atingir objetivos pessoais, como uma viagem ou um planejamento para a aposentadoria.

Para iniciar essa jornada financeira, especialistas recomendam entender os gastos pessoais. Isso inclui calcular os gastos fixos mensais, como aluguel, condomínio e contas de energia, gás e água, além de estimar os gastos variáveis, como roupas, restaurantes e lazer.

Acompanhar os gastos mensalmente é fundamental para entender se as receitas conseguem cobrir todas as despesas, ou se os gastos estão ultrapassando a renda. Economizar é outra dica importante para ajustar o orçamento familiar. Reduzir planos de internet e telefone, fazer pesquisas de preços e considerar o uso do transporte público são algumas estratégias sugeridas.

O planejamento financeiro também envolve definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Com isso em mente, é possível ter uma noção de quanto é preciso poupar para alcançar esses objetivos. Além disso, é fundamental investir o dinheiro poupado para evitar a perda de poder de compra causada pela inflação.

No entanto, é preciso ter cuidado com o uso do crédito. Ferramentas como o cheque especial, com altos juros, devem ser usadas apenas em casos de emergência. O parcelamento das compras no cartão também deve ser observado de acordo com a capacidade do orçamento familiar.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) oferece dicas e ferramentas, como planilhas e livros eletrônicos, para facilitar o acompanhamento do orçamento pessoal e o planejamento financeiro. Com a orientação adequada e o acompanhamento correto das finanças, as famílias podem começar a trilhar um caminho mais seguro em relação ao seu futuro financeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo