O alerta amarelo de chuvas intensas foi emitido a partir das 10h deste sábado até as 10h de domingo, abrangendo quase todo o Sudeste, exceto municípios mineiros próximos à divisa com a Bahia, todo o Centro-Oeste, sul da Bahia e do Pará, quase todo o Amazonas, Acre, Rondônia e municípios paranaenses próximos à divisa com São Paulo.
Segundo o Inmet, essas regiões poderão registrar chuvas de 20 a 30 milímetros em uma hora e de 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Apesar do eventual temporal, o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, deslizamentos, descargas elétricas e quedas de galhos de árvores é considerado baixo.
A situação é mais preocupante no Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e nos municípios paulistas do Vale do Paraíba. Essas regiões estão com alerta laranja para vendavais até as 20h deste sábado, com risco de ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edifícios.
Apenas o extremo norte do país, o Nordeste e o Sul têm previsão de pouca chuva nos dias finais do ano. No Nordeste, a previsão é de calor, com a possibilidade de chuvas isoladas nas regiões litorâneas.
No Sul, uma massa de ar polar trará tempo fresco, com a possibilidade de frio nas áreas mais altas. Também haverá chuvas fracas ao longo do fim de semana no litoral de Santa Catarina e do Paraná e no norte do Paraná.
Já para a virada do ano, a previsão é de tempo encoberto e sem chuva na maior parte do país. No sul e centro de Goiás, leste e centro de Mato Grosso, centro de Minas Gerais, todo o Vale do Rio São Francisco, sul do Maranhão e do Piauí, e sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, há a possibilidade de chuviscos durante o réveillon. Com isso, é importante ficar atento às condições climáticas para garantir um início de ano tranquilo e seguro.