Desde o início da pandemia, o setor do turismo em São Paulo tem conseguido avançar, passando de 7,5% de participação em 2020 para 9,3% neste ano. Além disso, houve significativo crescimento no número de empregos diretos gerados, com a criação de 58,8 mil novos postos de trabalho em 2023. Após um período desafiador em 2020, quando a movimentação financeira caiu para R$ 225,1 bilhões no estado, o setor conseguiu se recuperar nos anos seguintes, chegando a um valor recorde neste ano.
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, ressaltou a entrega de 110 obras e o fomento a segmentos estratégicos do turismo, como o náutico, rural e ferroviário. Ele enfatizou a expectativa de expansão para o próximo ano, colocando São Paulo como o principal destino de lazer do país. Além dos atrativos relacionados a viagens de negócios e eventos corporativos, o estado se destaca pela maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.
Uma pesquisa recente revelou que o lazer se tornou a principal motivação para quase metade (49%) dos turistas que viajam para São Paulo. Além disso, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostram que uma em cada cinco viagens no país tem como destino o estado de São Paulo. Tais números reforçam a posição de destaque que o turismo paulista tem conquistado no cenário nacional.
Em resumo, a movimentação financeira recorde, a criação de novos empregos, os investimentos em infraestrutura e os atrativos turísticos têm consolidado São Paulo como um dos principais destinos de lazer e turismo no Brasil. Com a expectativa de expansão para os próximos anos, o estado promete continuar atraindo visitantes com sua diversidade e riquezas naturais.