Pomada modeladora de cabelo causa queimaduras nas córneas de mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro.

A emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, foi inundada por mais de 100 pacientes que deram entrada nos dias 25 e 26 de dezembro, ambos com queimaduras nas córneas causadas pelo contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos. A maioria das vítimas relatou ter feito tranças ou outros penteados fixados com o produto para celebrar o Natal, e ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos, resultando em irritação, inchaço e visão turva, além de dor intensa.

A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, imediatamente iniciaram uma investigação para identificar as marcas dos produtos utilizados pelos pacientes e os locais onde os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos. Algumas marcas de pomadas já estão com a comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil devido à presença de insumos nocivos à saúde, incluindo os que causaram a intoxicação ocular.

Estranhamente, a emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar, que normalmente atende cerca de 70 pacientes por dia, recebeu um total de 83 e 167 atendimentos nas datas mencionadas, a maioria devido a lesões na córnea causadas pela pomada modeladora de cabelos. O quadro clínico dos pacientes variava desde coceira, vermelhidão e irritação nos olhos, até inchaço, visão turva e cegueira temporária.

A diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos, expressou grande preocupação para o próximo fim de semana, pois a situação decorrente do Natal pode piorar para o réveillon, especialmente devido ao fato de que muitas pessoas costumam terminar a noite mergulhando no mar. Além disso, a previsão de chuva para a tarde do dia 31 aumenta o risco de pessoas que utilizaram as pomadas e se molharem terem a água com o produto químico escorrendo para os olhos.

A recomendação do IVISA-Rio é que as pessoas adquiram e utilizem apenas produtos regularizados junto à Anvisa, e uma consulta dos produtos autorizados pode ser feita no site da Anvisa. Com a gravidade dos sintomas e o risco eminente para as comemorações de fim de ano, a população deve estar alerta para a segurança dos produtos que utilizam em seus cuidados pessoais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo