O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que a inclusão deve ir além e que a criação de um canal de atendimento para pessoas com deficiência auditiva mostra um compromisso com a acessibilidade nos serviços públicos. Com a presença do intérprete do lado do prestador de serviço, as pessoas com deficiência auditiva podem contar com um atendimento eficaz.
A Central de Interpretação de Libras, coordenada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi implementada em parceria com a organização da sociedade civil AME-SP. O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, elogiou a iniciativa, chamando-a de marco revolucionário para a inclusão de pessoas surdas e destacando o desafio de tornar a comunicação mais eficiente e inclusiva nos serviços estaduais.
A comunidade surda também aprovou a iniciativa, ressaltando a independência que o programa oferece às pessoas com deficiência auditiva. Tanto professores de Libras quanto líderes de associações de pessoas surdas comemoraram a novidade, destacando que agora é possível se comunicar de forma acessível em vários órgãos públicos do Estado.
Segundo informações do governo, desde outubro, 1,3 mil delegacias de polícia já têm acesso à Central de Interpretação de Libras, que também está disponível em 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador em diferentes regiões do estado. A expectativa é que o sistema seja gradualmente expandido para todos os serviços públicos estaduais.
O programa São Paulo São Libras representa um avanço significativo na busca pela inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nos serviços públicos de São Paulo. A iniciativa reflete um compromisso do governo estadual em garantir atendimento eficaz e inclusivo para todos os cidadãos.