Apesar de ser uma cidade pequena, Gavião Peixoto tem tradição em receber artistas para seus eventos. No ano passado, a dupla Bruno e Morrone se apresentou, e nos anos anteriores artistas como André Valadão, Gian e Giovani, João Neto e Frederico, e Gustavo Mioto marcaram presença nas festividades locais. A cidade já recebeu também a presença do grupo de pagode Raça Negra.
O município, que existe desde 1924, mas foi emancipado apenas em 1995, possui uma tradição de agitar a pacata vida de seus habitantes durante eventos como festas juninas. A cidade recebeu investimentos importantes, como a instalação de uma unidade da Embraer em 2001. A presença da empresa na região gerou empregos diretos e indiretos, e contribuiu para importantes transformações sociais na última década.
A unidade da Embraer em Gavião Peixoto produz principalmente aeronaves militares, além de componentes para aeronaves civis e realização de ensaios em voo. A presença da empresa na cidade coincidiu com a geração contínua de conhecimento e a formação de mão-de-obra qualificada. A diretora da unidade destacou a importância da presença da empresa na região e seu impacto nas transformações sociais e na formação de qualidade dos colaboradores.
Apesar de sua pequena dimensão, Gavião Peixoto continua a surpreender com sua capacidade de atrair e sediar grandes eventos e investimentos. A contratação de artistas renomados e a presença de importantes empresas na região demonstram a relevância e o potencial desse município interiorano. A diversidade cultural e econômica da cidade só reforça a riqueza e a pluralidade das pequenas cidades brasileiras.