Jogo “Zumbi dos Palmares” busca imersão na história do maior líder quilombola brasileiro e traz narrativas sobre pessoas negras nos games.

O Jogo “Zumbi dos Palmares” busca recontar a história de um dos maiores líderes quilombolas brasileiros de forma imersiva e interativa. Anunciado pela PretaHub, aceleradora de negócios fundada por empreendedores negros, e desenvolvido pela Salve Games, o título promete trazer para o mundo dos games as personagens e narrativas sobre pessoas negras, trazendo à tona a experiência vivida no quilombo dos Palmares.

Com previsão de lançamento para março de 2024, o jogo será introduzido ao público durante um evento em União dos Palmares, cidade alagoana que foi o local do quilombo dos Palmares. A proposta é permitir que os jogadores defendam o quilombo de 30 ondas de invasores, simbolizando as situações enfrentadas pelos habitantes reais do local.

O jogo oferece também um modo de exploração sem inimigos, permitindo que os jogadores visualizem o mapa detalhado do quilombo dos Palmares. A equipe da Salve Games ouviu historiadores para reproduzir o contexto daquela época na região, garantindo a autenticidade histórica do jogo.

A jogabilidade inclui estratégias de defesa, uso da geografia do terreno e torres de vigilância para proteger o quilombo. O jogo pode ser jogado em grupo de forma online, mas é desafiador para jogadores iniciantes ou em partidas individuais.

Apesar de não incluir Zumbi ou Dandara como personagens jogáveis, os dois líderes míticos de Palmares aparecem nos cenários durante o jogo. A produção do jogo visitou o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, para inspirar a criação do cenário do game, incluindo detalhes da arquitetura ancestral e elementos naturais sagrados.

A intenção da equipe de produção é de que “Zumbi dos Palmares” seja tanto educativo quanto divertido, trazendo à tona a importância de preservar as memórias ancestrais. A CEO da PretaHub ressalta que a produção do jogo contou com profissionais com perfil diverso, buscando potencializar o impacto social através da diversidade na indústria de games.

Para a diretora do Instituto da Hora, “Zumbi dos Palmares” pode ser um instrumento de educação e conscientização em meio ao racismo na indústria dos games, desafiando narrativas eurocêntricas e inspirando discussões sobre representatividade e diversidade cultural.

O resultado final promete ser um importante passo para trazer à tona as histórias negras de forma dinâmica e atrativa, influenciando não só os consumidores, mas também os criadores de jogos em todo o mundo.

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