O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, foi responsável pela execução de 290 obras ao longo do ano em rodovias e vicinais. Tais obras geraram 12 mil empregos diretos e outros 35,8 mil indiretos, demonstrando o impacto positivo no setor de infraestrutura do estado.
As obras realizadas incluíram serviços de recuperação da pista, pavimentação, implantação de sinalização, perenização, melhorias nos traçados e implantação de sinalização horizontal, visando garantir melhores condições de segurança, estimular o escoamento da produção agrícola e, consequentemente, proporcionar benefícios à população.
A região norte do estado foi uma das que mais se beneficiou com tais intervenções, com destaque para o aporte de R$ 51 milhões nas vicinais na região de Barretos, beneficiando diretamente mais de 128 mil pessoas e promovendo o transporte de cultivos da agricultura familiar, produções de cana-de-açúcar e laranja, além de simplificar o acesso ao Hospital do Câncer.
Além do DER, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) supervisionou intervenções em cerca de 850 km de rodovias e acessos concedidos. Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou 492 obras em mais de 1,8 mil quilômetros de estradas rurais, tendo beneficiado diversas regiões do estado.
O investimento e a realização dessas obras refletem o compromisso do governo estadual em promover melhorias significativas na infraestrutura de transporte, garantindo a segurança e o conforto dos cidadãos, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento das diferentes regiões de São Paulo.