Em 2023, o prefeito conseguiu ser o primeiro da região a obter investimentos do estado. Além disso, ele aguarda a definição do cenário eleitoral para a sua sucessão, mantendo-se ativo na política local.
Tarcísio Gomes de Freitas, o atual governador do Estado, visitou a cidade de São Bernardo para anunciar investimentos na área da Saúde, que somaram o montante de R$ 150 milhões. Morando também celebrou a entrega do Hospital da Mulher, uma das principais obras de seu segundo mandato, e que contou com a presença do governador.
Com a deputada estadual Carla Morando (PSDB) aliada de Tarcísio, o prefeito de São Bernardo conseguiu se aproximar não apenas do novo governador, mas também de alguns aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mantendo-se próximo do chamado “antipetismo”.
Durante o ano de 2023, Orlando Morando dedicou parte de seu tempo a criticar o PT e seu modelo de gestão, além de entrar em embates com a empresa Enel, realizando petições, transmissões ao vivo e denúncias. Além disso, o prefeito marcou a saída de São Bernardo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e obteve apoio de sua base na Câmara para a realização deste movimento.
No campo legislativo, o prefeito conseguiu manter o ritmo de aprovações sem nenhum tipo de problema, e no final do ano emplacou propostas para os servidores públicos. Quanto à sua sucessão, o prefeito fez movimentações visando o próximo pleito, aliando-se a partidos como Progressistas e PL, porém ainda não fez gestos diretos sobre possíveis nomes para apoiar.
Por outro lado, na oposição, a definição da pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira pelo PT e o apoio do PDT foram as principais movimentações. Enquanto isso, Jefferson Magno migrou para o PRD, onde será pré-candidato a prefeito. A movimentação política em São Bernardo promete esquentar nos próximos meses até a definição das candidaturas para a eleição municipal.