A encenação, idealizada por escritores e artistas locais, envolve cerca de 300 pessoas e tem o tamanho e grandiosidade de uma ópera, com a participação de artistas das artes cênicas, do frevo, do maracatu, do cavalo marinho e diversas outras expressões culturais. O espetáculo também contará com a participação de figuras do movimento hip hop e músicos como o cantor pernambucano Almério.
Os ensaios para essa produção começaram em agosto, e prometem trazer uma experiência única para o público. A peça traz reflexões sobre a cultura brasileira e elementos populares do Nordeste, com o intuito de apresentar uma celebração natalina autenticamente brasileira.
Criado a partir de um esboço teatral, o espetáculo é fruto da colaboração dos escritores Ronaldo Correia de Brito, Francisco Assis Lima e Antonio Madureira. A peça, que originalmente ficou em cartaz no Teatro Valdemar de Oliveira por oito anos, acabou ganhando os palcos das ruas, onde a atmosfera brasileira e as tradições culturais locais puderam brilhar.
Os simbolismos e metáforas presentes na peça trazem reflexões sobre a contemporaneidade e a diversidade cultural do Brasil, utilizando elementos como a simbologia das portas e referências a eventos recentes para promover uma mensagem de inclusão e aceitação.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo estará em cartaz na Praça do Marco Zero de Recife até o dia 25 de dezembro, com acesso gratuito e classificação livre. O elenco e a equipe de produção prometem uma experiência enriquecedora e marcante para o público, celebrando o Natal com uma perspectiva única e brasileira.