Com a chegada do fim do ano e o aumento do fluxo de veículos nas estradas, a preocupação com a segurança no trânsito se torna ainda mais relevante. Uma das infrações mais recorrentes nesse período é o não uso do cinto de segurança, que além de representar um risco à vida dos ocupantes do veículo, também acarreta em multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), passageiro sem cinto de segurança é a terceira maior causa de autuações no trecho de Ubatuba, litoral norte paulista, da BR-101. Somente entre janeiro e novembro deste ano, foram registradas 417 autuações. Além disso, 161 motoristas foram multados no mesmo período por não utilizar o cinto de segurança.
Além das implicações legais, o uso do cinto de segurança é fundamental para a sobrevivência em caso de acidentes. Estudos revelam que o uso do cinto reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para ocupantes da frente de um veículo e em até 44% para aqueles sentados nos bancos traseiros. Além disso, o não uso do cinto de segurança no banco traseiro aumenta em cinco vezes o risco de morte dos ocupantes dos bancos da frente em uma possível colisão.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) recomenda a revisão anual do cinto de segurança e a substituição do mesmo quando o sistema de recolhimento apresentar fadiga ou as faixas estiverem desfiadas. Além disso, campanhas educativas sobre a importância do uso do cinto de segurança são fundamentais para conscientizar a população e reduzir o número de acidentes no trânsito.
Especialistas enfatizam que, diante do aumento do tráfego nas estradas durante o fim de ano, é fundamental que todos os ocupantes do veículo utilizem o cinto de segurança, garantindo assim a proteção e a segurança de todos os envolvidos. Além disso, a fiscalização por parte das autoridades competentes também se intensifica nesse período, com o objetivo de garantir o cumprimento das leis de trânsito e evitar acidentes.
Portanto, ao pegar a estrada neste fim de ano, a orientação é clara: insista para que todos no carro utilizem o cinto de segurança, pois além de ser uma medida obrigatória, é também uma atitude que pode salvar vidas e evitar transtornos durante as festividades de fim de ano.