O vereador Dr. Nunes Peixeiro argumentou que a contratação de agentes de transportes será fundamental para preservar os empregos dos cerca de 18 mil trabalhadores do transporte público. Ele ressaltou que a função do cobrador vai além de apenas cobrar passagens, já que também auxiliam o motorista em manobras, pessoas com deficiência e com pouca mobilidade no embarque e desembarque. Desta forma, a presença de um segundo homem é essencial para auxiliar o motorista e prevenir acidentes, principalmente considerando a extensão de alguns ônibus na cidade, que chegam a 23 metros.
O presidente do colegiado, vereador Senival Moura (PT), destacou que o tema gerará um amplo debate na Câmara Municipal. Ele acredita que, ao invés de deixar os profissionais desempregados, eles poderiam ser realocados em outras funções no sistema de transporte, como eletricistas, mecânicos ou motoristas, já que a função de cobrador seria extinta. Moura também pontuou que a cidade de São Paulo, por ser a mais rica do país, tem condições de custear um sistema de transporte eficiente.
Além do PL 765/2023, outros projetos foram aprovados pela Comissão de Trânsito, como a proposta do vereador Thammy Miranda (PSD) que institui uma política de incentivo à doação de órgãos no município e o projeto do vereador Aurélio Nomura (PSD) que implementa um programa educacional sobre ansiedade e depressão nas escolas públicas e privadas da cidade. Também foi aprovado o projeto do vereador Isac Félix (PL) que estabelece normas para a aquisição de aparelhos celulares usados em estabelecimentos comerciais.
Outro destaque da reunião foi a indicação do vereador Dr. Nunes Peixeiro para representar o colegiado na Comissão Avaliadora da 4ª edição do prêmio Hely Lopes Meirelles de gestores públicos eficientes. O vice-presidente Adilson Amadeu (UNIÃO) e a vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) também estiveram presentes na reunião. Acompanhe a reunião na íntegra no link disponibilizado.