Desempenho das operadoras de planos de saúde em 2023 tem média de 0,7898, segundo ANS

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a nota média dos 896 operadoras de planos de saúde avaliadas pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023 (IDSS) foi de 0,7898, em uma escala que varia de zero a um. Esse resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22) e apresentou uma ligeira queda em comparação ao ano anterior, quando a nota alcançou 0,8128.

Segundo a ANS, o IDSS considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários que alcançou, em 2022, que totalizou 78.616.588. O estudo revela que 68,3% das operadoras se enquadram nas duas melhores faixas do IDSS, o que representa 90,9% dos beneficiários de planos de saúde nas operadoras melhor avaliadas.

Uma novidade trazida pelo IDSS 2023 é o Painel Dinâmico, que apresenta dados do setor por indicador, operadora e faixa de avaliação. O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, enfatizou a importância da transparência na qualificação das operadoras e como a divulgação do desempenho do setor pode influenciar na escolha consciente do beneficiário na contratação e manutenção de um plano de saúde.

Além disso, o setor de saúde suplementar atualmente cobre 26,22% da população brasileira, com 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência odontológica.

Para o cálculo do IDSS, são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações da agência e dos sistemas nacionais de informação em saúde. No entanto, das 896 operadoras avaliadas, 57 não atenderam aos requisitos normativos para a divulgação de suas notas finais à sociedade e, por essa razão, suas notas não foram disponibilizadas no portal da ANS.

Além disso, a ANS lembra que as operadoras terão até o dia 9 de janeiro para apresentar recurso caso discordem dos resultados do IDSS. A Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, que começou a ser aplicada em 2018 e é voluntária para as operadoras, foi realizada por 268 operadoras no ano-base 2022. Essa pesquisa é considerada uma boa prática pela ANS, pois proporciona o estabelecimento de um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.

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