A estratégia para potencializar a adoção incluiu um desfile dos cães em uma passarela montada no centro da cidade, durante a festa popular do doce, uma das marcas da região. Além disso, houve a instalação de barraquinhas de adoção, tornando mais acessível para os interessados em acolher um novo animal de estimação.
Apenas nove cães haviam sido adotados nos quatro primeiros meses do ano, antes da campanha, de acordo com Luís Gustavo de Azevedo, secretário municipal de comunicação e idealizador da iniciativa. Ele ressaltou que o baixo número se devia ao fato do canil municipal estar afastado e pela burocracia existente para ficar com um animal. Após a exposição dos cães em áreas centrais da cidade, o número de adoções mais que dobrou, chegando a 23 entre maio e agosto, totalizando 54 adoções em 2023 (45 na ação).
Azevedo destacou que a comunicação desempenhou um papel fundamental no processo, impulsionando o interesse da população pela adoção dos cães. Ele também ressaltou um dado preocupante da Vigilância Sanitária, que calculou que na época havia cerca de 65 mil cães abandonados ou semi-domiciliados vagando pela cidade. Dessa forma, a esterilização foi adotada como política de controle populacional e sanitária, resultando na castração de mais de 25 mil animais em dez anos.
A iniciativa da campanha de adoção de cães também alcançou os alunos do ensino fundamental de escolas municipais, por meio de oficinas chamadas “Bons Tratos”, que educam as crianças sobre como cuidar adequadamente dos animais. Além disso, a campanha contou com a participação de profissionais de limpeza, veterinários, e parcerias com a Universidade Federal de Pelotas para operações e treinamento de animais.
O investimento total da campanha em 2023 foi de R$ 30 mil, e a verba que “sobrou” deverá ser revertida em benefícios para os cachorros do canil municipal. Azevedo, idealizador da iniciativa, foi um dos finalistas do Prêmio Liderança Pública, do CLP (Centro de Liderança Pública), devido ao sucesso da campanha de adoção de cães em Pelotas. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ressaltou a importância da sensibilização da sociedade sobre a posse consciente e do respeito aos animais nas políticas públicas de proteção animal.
Dessa forma, a campanha “Todo Caramelo é Doce” conseguiu engajar a população, reduzir o número de cães no canil municipal e possibilitar uma melhoria nas condições de sustentabilidade do local, além de promover o acesso a um lar afetuoso para diversos animais.