O jogo acontece um dia após a equipe paulista sofrer uma derrota acachapante para o Quimsa (Argentina) na estreia do campeonato. O time brasileiro foi derrotado por 112 a 65, com destaque para a atuação do norte-americano Brandon Robinson, ala do Quimsa, que marcou 26 pontos e pegou oito rebotes. Enquanto isso, seis jogadores do Quimsa anotaram pelo menos dez pontos cada. Do lado do São Paulo, o ala/pivô Tyrone Curnell foi o principal destaque, com 16 pontos.
Esse resultado reflete a realidade distinta das equipes. O Quimsa lidera a liga argentina de basquete masculino, com 12 vitórias e apenas uma derrota, enquanto o São Paulo ocupa a décima posição na temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB), com seis vitórias e oito derrotas.
Na primeira fase da BCLA, os 12 times participantes estão divididos em quatro grupos de três equipes. Cada equipe jogará contra as outras duas do grupo em três turnos, disputados na sede de cada integrante. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final.
No Grupo B, onde o São Paulo está inserido, a primeira janela de jogos ocorrerá em Santiago del Estero. A segunda será em Montevidéu (Uruguai), de 17 a 19 de janeiro de 2024, e a terceira rodada está marcada para o Ginásio do Morumbi, em São Paulo, entre 10 e 12 de fevereiro. Mais detalhes sobre o calendário da primeira fase da competição podem ser conferidos no site oficial da BCLA.
A BCLA substituiu a Liga das Américas a partir da temporada 2019/2020 e o Brasil foi campeão nas últimas três edições. O São Paulo venceu o torneio em 2022, mostrando o potencial da equipe em competições internacionais.
Este é um momento crucial para o São Paulo no torneio, e a expectativa é que a equipe aproveite esta oportunidade para se recuperar da derrota inicial e buscar uma vitória contra o Nacional, do Uruguai.