Fuvest 2024: Prova de redação aborda “Educação básica e formação profissional” em meio a disputa por vagas na USP.

A prova de redação da Fuvest deste ano teve como tema “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”. A segunda fase de provas para ingressar na USP (Universidade de São Paulo) está sendo realizada neste domingo (17) e na segunda-feira (18). Segundo a instituição, a fase dissertativa conta com a participação de 30.787 candidatos aprovados na primeira fase que irão disputar 8.147 vagas oferecidas pela universidade.

Os estudantes tiveram acesso a textos de apoio para elaborar a dissertação, que incluíam abordagens sociais, antropológicas, filosóficas e pedagógicas, apresentadas pelo filósofo Byung-Chul Han, autor de “Sociedade do cansaço”, e pelo sociólogo Domenico de Masi, autor de “O ócio criativo”. A Fuvest espera que os candidatos se apropriem do material exposto para refletir sobre sua própria condição de estudante e futuro profissional.

A segunda fase é realizada em dois dias, com até quatro horas de duração em cada dia. Ambas as provas são de questões discursivas e o número de questões varia. No primeiro dia, os candidatos respondem 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, além de uma redação com no mínimo 20 linhas. Já no segundo dia, os candidatos respondem 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas à carreira inscrita.

Além das vagas de ampla concorrência, os candidatos inscritos concorrem às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). A nota final do candidato, utilizada para a classificação nas carreiras, é dada pela média ponderada das notas da 1ª e 2ª fase, normalizadas em base 100.

A primeira chamada para a matrícula, com a lista de aprovados na Fuvest 2024, será divulgada no dia 22 de janeiro de 2024, e o período de matrículas vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Todo candidato deve confirmar sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação, e se foi chamado para uma das vagas das ações afirmativas, deve confirmar no formulário da matrícula virtual que pertence à ação afirmativa que escolheu na inscrição. Vagas remanescentes do Provão Paulista retornam como vagas EP ou PPI da Fuvest, dependendo do edital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo