Das vagas disponíveis, 4.888 são destinadas à ampla concorrência, 2.053 para alunos das escolas públicas e 1.206 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas) provenientes de escolas públicas. Além disso, a USP oferecerá ainda 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, um novo vestibular seriado que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.
As provas da segunda fase ocorrerão em dois dias consecutivos, com até quatro horas de duração cada. No primeiro dia, os candidatos terão 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, além de uma redação. No segundo dia, serão 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas à carreira inscrita.
As questões da prova avaliam a competência para leitura e compreensão de diferentes textos, expressão de conhecimentos nas normas da língua portuguesa, além de conhecimentos básicos em áreas como ciências humanas, biológicas e exatas, e língua estrangeira.
A nota final do candidato, que será utilizada para a classificação nas carreiras, é dada pela média ponderada das notas da 1ª e 2ª fase, normalizadas em base 100. A primeira chamada para a matrícula, com a lista de aprovados na Fuvest 2024, será divulgada no dia 22 de janeiro de 2024 na página da Fuvest.
Os candidatos devem estar atentos aos documentos necessários para realizar a prova, que incluem um documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta de corpo transparente, água e alimentos leves. Materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, e casos específicos poderão ser analisados.
A matrícula dos aprovados deverá ser realizada virtualmente, em duas etapas: pré-matrícula e efetivação, conforme as datas indicadas no Guia do Vestibular 2024. Além disso, as vagas remanescentes do Provão Paulista retornarão como vagas da Fuvest, dependendo do edital.