Após um ano excepcional, no qual conquistou uma prata e um bronze nos Jogos Pan-Americanos e assumiu a liderança do ranking mundial de sua modalidade, Marcus D’almeida conquistou o prêmio do COB para evidenciar mais uma vez que é o grande nome do Brasil no tiro com arco. “Fico feliz de receber esse troféu, de levar ele para casa e de levar para a minha modalidade [o tiro com arco]”, afirmou o arqueiro. Na disputa, ele superou o surfista Filipe Toledo e o jogador de tênis de mesa Hugo Calderano.
Já no feminino, a ginasta Rebeca Andrade foi a grande vencedora. Ela conquistou quatro medalhas (dois ouros e duas pratas) no Pan de Santiago e outras cinco (um ouro, três pratas e um bronze) no Mundial da Bélgica, o que lhe garantiu o título de melhor atleta feminina. Após receber o Troféu Rei Pelé, Rebeca expressou sua gratidão: “Isso é fruto do meu trabalho e de tudo que eu tenho conquistado durante todos esses anos. Então é muito bom estar aqui e levar esse prêmio para casa. Eu fico muito, muito feliz mesmo”. Além disso, compartilhou a expectativa de participar dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Outra ginasta a sair com um prêmio da festa foi Flávia Saraiva, escolhida como a Atleta da Torcida, em votação que contou com a participação do público. A modalidade teve outra representante na festa com Camila Ferezin, comandante da seleção brasileira de ginástica rítmica, que ficou com o troféu de melhor técnico individual.
A premiação de melhor técnico coletivo foi para Ramon Ito, comandante da seleção brasileira de beisebol, laureada como a melhor equipe masculina. Já o melhor time feminino de 2023 foi a seleção de vôlei.
O Prêmio de Atleta Revelação ficou com um dos jovens destaques do Brasil no Pan de Santiago, a ginasta Maria Eduarda Alexandre. Já o prêmio Retorno do Ano foi para o corredor Alison dos Santos, o Piu, que recebeu a homenagem após voltar a competir depois de se recuperar de uma grave lesão. O atleta afirmou em mensagem de vídeo: “Passando para agradecer a todos que votaram. Não foi um ano fácil, mas vamos evoluir até Paris”.
Além disso, o Prêmio Brasil Olímpico escolheu os melhores atletas por modalidade, incluindo nomes como Ana Marcela Cunha, Caio Bonfim, Beatriz Ferreira, Alice de Melo, Guilherme Costa, Rayssa Leal, Martine Grael e Kahena Kunze, entre outros. O evento foi marcado por emoção e reconhecimento aos melhores atletas e figuras do esporte brasileiro em 2023.