Arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida e ginasta Rebeca Andrade são os grandes destaques do Prêmio Brasil Olímpico 2023

Na última sexta-feira, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, foi palco do Prêmio Brasil Olímpico, um evento que celebrou os feitos do esporte brasileiro no ano de 2023. Os grandes destaques da cerimônia foram o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida e a ginasta Rebeca Andrade, que foram escolhidos como os melhores atletas masculino e feminino, respectivamente, recebendo o Troféu Rei Pelé.

Após um ano excepcional, no qual conquistou uma prata e um bronze nos Jogos Pan-Americanos e assumiu a liderança do ranking mundial de sua modalidade, Marcus D’almeida conquistou o prêmio do COB para evidenciar mais uma vez que é o grande nome do Brasil no tiro com arco. “Fico feliz de receber esse troféu, de levar ele para casa e de levar para a minha modalidade [o tiro com arco]”, afirmou o arqueiro. Na disputa, ele superou o surfista Filipe Toledo e o jogador de tênis de mesa Hugo Calderano.

Já no feminino, a ginasta Rebeca Andrade foi a grande vencedora. Ela conquistou quatro medalhas (dois ouros e duas pratas) no Pan de Santiago e outras cinco (um ouro, três pratas e um bronze) no Mundial da Bélgica, o que lhe garantiu o título de melhor atleta feminina. Após receber o Troféu Rei Pelé, Rebeca expressou sua gratidão: “Isso é fruto do meu trabalho e de tudo que eu tenho conquistado durante todos esses anos. Então é muito bom estar aqui e levar esse prêmio para casa. Eu fico muito, muito feliz mesmo”. Além disso, compartilhou a expectativa de participar dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Outra ginasta a sair com um prêmio da festa foi Flávia Saraiva, escolhida como a Atleta da Torcida, em votação que contou com a participação do público. A modalidade teve outra representante na festa com Camila Ferezin, comandante da seleção brasileira de ginástica rítmica, que ficou com o troféu de melhor técnico individual.

A premiação de melhor técnico coletivo foi para Ramon Ito, comandante da seleção brasileira de beisebol, laureada como a melhor equipe masculina. Já o melhor time feminino de 2023 foi a seleção de vôlei.

O Prêmio de Atleta Revelação ficou com um dos jovens destaques do Brasil no Pan de Santiago, a ginasta Maria Eduarda Alexandre. Já o prêmio Retorno do Ano foi para o corredor Alison dos Santos, o Piu, que recebeu a homenagem após voltar a competir depois de se recuperar de uma grave lesão. O atleta afirmou em mensagem de vídeo: “Passando para agradecer a todos que votaram. Não foi um ano fácil, mas vamos evoluir até Paris”.

Além disso, o Prêmio Brasil Olímpico escolheu os melhores atletas por modalidade, incluindo nomes como Ana Marcela Cunha, Caio Bonfim, Beatriz Ferreira, Alice de Melo, Guilherme Costa, Rayssa Leal, Martine Grael e Kahena Kunze, entre outros. O evento foi marcado por emoção e reconhecimento aos melhores atletas e figuras do esporte brasileiro em 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo