Segundo o ministério, as datas foram estabelecidas em acordo com a Cesgranrio, empresa responsável pela organização do certame, visando garantir tempo suficiente para a elaboração das provas. A medida também tem o intuito de atender às demandas dos candidatos, que expressaram através das redes sociais o desejo de ter mais tempo para se preparar.
Uma das novidades é a ampliação do número de cidades onde as provas serão realizadas, que agora chega a 217 municípios. De acordo com o ministério, a decisão partiu do diálogo com a empresa organizadora, com o objetivo de garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.
Entre as cidades que foram incluídas no novo cronograma estão Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanaú (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP), Hortolândia (SP), Jacareí (SP), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP), Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).
Os interessados em conferir a lista completa das cidades onde o concurso será realizado podem acessar o site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Com todas essas mudanças, a expectativa é que o Concurso Público Nacional Unificado atraia um número ainda maior de participantes e promova a seleção de profissionais qualificados para atuarem no serviço público em todo o país.