Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, a plataforma estará conectada a satélites programados para identificar áreas com alta densidade populacional e, consequentemente, alto risco de enchentes e deslizamentos. Além disso, o sistema será capaz de fornecer imagens de áreas onde ocorrem deslizamentos e enviar notificações aos responsáveis, agilizando o atendimento à população.
Marcelo Branco destacou que 180 satélites fornecerão imagens diárias das áreas de risco, com o objetivo de promover a cobertura integral do litoral norte e sul, da região metropolitana de São Paulo e dos 39 municípios mais propensos a esses acidentes.
O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, informou que está em andamento a compra de um novo radar meteorológico, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que será utilizado para prevenir desastres no litoral.
Ricardo Pereira também revelou que a Defesa Civil planeja emitir boletins para alertar pequenos e médios agricultores sobre a chegada de tempestades, visando a proteção das colheitas. Ele ressaltou a presença da Defesa Civil em 620 dos 645 municípios do estado de São Paulo.
O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, ressaltou a entrega de mapas de setorização de risco a centenas de municípios, visando a subsidiar as ações de prevenção das prefeituras. Estes mapas identificam a natureza dos riscos geológicos, geotécnicos e as situações de vazão de rio, para ajudar os prefeitos a atuar na prevenção.
Com a implementação desse sistema de monitoramento e outras ações preventivas, o governo de São Paulo busca evitar tragédias provocadas por eventos climáticos extremos e proteger a população do estado.