De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), quatro homens participaram do assalto em Araras. Os criminosos chegaram em um carro Honda HRV no momento em que os vigilantes estavam recolhendo dinheiro de uma casa lotérica. Dois suspeitos desembarcaram do veículo e anunciaram o assalto, resultando em uma troca de tiros com os vigilantes. O condutor do carro foi atingido por um tiro e morreu no local, enquanto um outro suspeito foi atingido no pé e procurou atendimento em um hospital da cidade, onde foi submetido a uma cirurgia.
Durante a fuga, os demais bandidos atiraram contra policiais militares e guardas municipais, além de abordarem e manterem uma família refém por cerca de uma hora. Após negociação, os ladrões se renderam e três homens de 25, 27 e 28 anos foram presos e conduzidos à 3ª Delegacia de Homicídios.
A tentativa de assalto também não obteve êxito no caso da Blue Angels, proprietária do carro-forte, e a empresa afirmou que os colaboradores estão em segurança e que estão comprometidos em colaborar com as autoridades nas investigações em curso.
Já na rodovia dos Imigrantes, seis criminosos atiraram contra um carro-forte, obrigando a sua parada, e após uma abordagem explosiva, o grupo fugiu com cerca de R$900 mil e abandonou os carros utilizados na ação. A Polícia Militar realizou a apreensão de munições e um carregador de armas e o caso foi registrado como roubo e localização/apreensão de veículo. A Delegacia Especializada de Investigações Criminais de São Bernardo do Campo foi acionada para coordenar as investigações.
A reportagem procurou por um posicionamento da Blue Angels, entretanto, não recebeu resposta até a publicação do texto.
Os casos de ataques a carros-fortes têm gerado preocupação e a necessidade de uma resposta efetiva das autoridades para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos e o combate a esse tipo de criminalidade. A população espera por ações concretas por parte das forças de segurança para coibir esse tipo de crime e garantir a tranquilidade e a integridade de todos os cidadãos.