A secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e o de Segurança Pública, Guilherme Derrite, estiveram presentes para representar o governador Tarcísio de Freitas na ocasião. A 1ª Companhia de Policiamento Ambiental, Subunidade do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, recebeu investimentos de mais de R$ 3,5 milhões na reforma dos prédios, pátio externo e estruturas de acessibilidade, troca de telhado, forro e piso, além da instalação de um alojamento feminino. O equipamento passou a ter capacidade de abrigar 74 policiais, além de 34 viaturas operacionais, sendo 14 aquáticas.
Essa unidade é responsável pelo policiamento ambiental em 48 municípios da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que abriga mais de 1 milhão de habitantes e importantes áreas de recursos ambientais. Já a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental, em Araçatuba, recebeu um investimento de mais de R$ 3,1 milhões em modernização da estrutura de alvenaria, incluindo troca das instalações elétricas e hidráulicas, forros, revestimentos, além de nova fachada.
Essas reformas significam maior efetividade no combate a crimes ambientais, como pesca e caça ilegal, desmate ou queimadas não autorizadas. E isso reflete diretamente no alcance das metas de zerar as emissões equivalentes de São Paulo até 2050 e fazer uma transição para uma economia sustentável.
Durante a inauguração, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, fez um balanço positivo dos trabalhos policiais em 2023 e anunciou que o Governo do Estado deve investir ainda mais em tecnologia para inibir crimes de qualquer natureza no próximo ano.
A secretária do Meio Ambiente, Natália Resende, destacou a dedicação da equipe, especialmente da Polícia Ambiental, reforçando a contribuição dela para a Operação São Paulo Sem Fogo e o comprometimento com a implementação efetiva das políticas públicas. A entrega destes batalhões reformados é um grande passo em direção a um futuro mais sustentável para o estado de São Paulo.