Ações de prevenção ao Aedes aegypti encontram focos do mosquito em mutirão de combate à dengue em Diadema

Agentes de saúde de Diadema encontram larvas do Aedes aegypti durante mutirão de combate à dengue

Na última terça-feira (12/12), agentes de controle de endemias (ACE) e comunitários de saúde (ACS) de Diadema realizaram um mutirão de combate à dengue no bairro Eldorado. Durante a ação, os profissionais percorreram as ruas do bairro para vistoriar as residências e orientar os moradores sobre os cuidados necessários para prevenir a dengue.

Dentre os locais em que as larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas estavam baldes, plantas com água, piscinas e caixas d’agua mal fechadas. A principal medida para prevenir a proliferação do mosquito é eliminar qualquer recipiente ou local que possa acumular água, seja limpa ou não. As larvas coletadas durante a vistoria serão identificadas por microscopia, subsidiando as ações de prevenção e controle da dengue na região.

O mosquito da dengue é reconhecido por suas características físicas, sendo preto com listras brancas no tronco, cabeça e pernas. Em condições favoráveis, o tempo entre a colocação dos ovos da Aedes aegypti até a transformação no inseto adulto pode ser de sete a 10 dias.

Dentre as formas de combater o mosquito, estão a verificação de ralos mantendo-os fechados quando não em uso, a eliminação de pratinhos de vasos de plantas, o armazenamento de garrafas e pneus em locais cobertos, a manutenção da caixa d´água totalmente fechada e em perfeito estado, o fechamento de latas e sacos de lixo, dentre outras medidas.

A população também é orientada a tomar cuidados básicos como não deixar água parada em recipientes ao ar livre, a realizar a manutenção periódica de piscinas e a limpeza de calhas e ralos.

Essas ações são fundamentais para evitar o aumento dos casos de dengue, zika e Chikungunya. O mutirão faz parte de um conjunto de medidas adotadas para combater a propagação dessas doenças, que são transmitidas pelo Aedes aegypti.

É essencial que toda a população esteja engajada no combate ao mosquito, pois a prevenção é a melhor forma de evitar surtos dessas doenças. A conscientização e a participação ativa de cada cidadão são fundamentais para garantir um ambiente saudável e livre do Aedes aegypti.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo