Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados discute a permissão para cultivo e comercialização de cânhamo no Brasil

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados irá debater a permissão para o cultivo e a comercialização do cânhamo no Brasil. O debate, que foi solicitado pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), promete trazer à tona questões importantes sobre o uso e os benefícios dessa planta.

O cânhamo, que pertence à espécie Cannabis sativa, assim como a maconha, apresenta baixo teor de tetra-hidrocanabidiol (THC), substância conhecida por causar efeitos psicoativos. De acordo com o parlamentar, o cânhamo é utilizado na fabricação de diversos produtos, como papel, tecidos, cordas, compostos plásticos e materiais de construção. Além disso, tem sido estudado para uso medicinal, em tratamentos que visam melhorar a memória e o aprendizado, promover o ganho de massa muscular e prevenir doenças cardiovasculares.

Félix Mendonça Júnior destaca a importância de flexibilizar e regulamentar o uso da cannabis para fins terapêuticos e científicos no país. Ele ressalta que 11 projetos de lei relacionados à produção de canabinoides tramitam na Câmara dos Deputados, o que revela a relevância do tema.

Segundo o deputado, o aumento da demanda por canabidiol (CBD) e outros canabinoides no Brasil tem gerado dependência de importações, o que encarece e torna menos acessível o acesso da população a esses produtos. Diante desse cenário, a discussão sobre a permissão para o cultivo e comercialização do cânhamo se torna ainda mais relevante.

Além disso, o parlamentar destaca que o Brasil deve reconhecer o papel crescente do cânhamo como a principal fonte de CBD, o que poderia contribuir para reduzir a dependência de importações e o custo desses produtos para os brasileiros.

O debate, que ocorrerá no plenário 5, está agendado para as 17 horas e promete trazer à tona questões fundamentais sobre o uso e a regulamentação do cânhamo no Brasil. A lista de convidados pode ser acessada através do link disponibilizado.

Fica claro que o debate em questão é de extrema relevância e promete trazer à tona discussões importantes sobre a permissão para o cultivo e a comercialização do cânhamo no Brasil, assim como os impactos positivos que essa medida poderia trazer para o país.

Por Redação – RL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo