O canal Golf Oscar Romeo, que faz transmissões ao vivo de Congonhas no YouTube, registrou o momento em que o piloto do voo da Gol questionou à torre de controle sobre a possibilidade de um avião estar atrás, a fim de verificar se algum pneu havia esvaziado. O piloto afirmou que achava que o avião estava preso em um buraco. A torre de controle chegou a perguntar para o piloto de um voo da Azul se ele conseguia visualizar o problema, mas o comandante da outra aeronave disse que não.
Apesar disso, o piloto da Gol continuou reclamando, afirmando que mesmo com a potência acionada, o avião não se movimentava. Com as rodas do trem de pouso traseiro esquerdo presas, os passageiros tiveram que descer do avião na pista por uma escada.
Em nota, a Aena, concessionária que administra Congonhas desde outubro, explicou que uma das pistas de taxiamento sofreu desagregação do pavimento, o que impediu a movimentação da aeronave da Gol. A empresa informou que a aeronave foi retirada do local e as operações do aeroporto seguem normalmente, utilizando outra pista de taxiamento para acesso e saída da pista principal.
Recentemente, o aeroporto de Congonhas registrou outros problemas com aeronaves. Em outubro, uma aeronave Cirrus Vision teve o pneu esquerdo do trem de pouso estourado durante o pouso, interditando a pista por 50 minutos. No início de novembro, um avião de pequeno porte também teve problemas com o trem de pouso, resultando em 30 voos de partida e 43 de chegada cancelados.
Devido a essa série de incidentes, Congonhas passou a proibir aviões de pequeno porte na pista principal, com a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A proibição dos “jatinhos” foi uma medida tomada após os problemas enfrentados com as aeronaves de menor porte. A empresa aérea Gol garantiu que os passageiros foram desembarcados em segurança e seguiriam viagem em outra aeronave da companhia. A Aena, no entanto, não informou quando o asfalto seria reparado e o que teria provocado o afundamento.