Além disso, o ITS (Intelligent Transport System) também já foi instalado, permitindo a transmissão de dados entre todas as paradas e o Centro de Controle Operacional, no Terminal São Bernardo. Este sistema fornecerá informações sobre lotação, horários e condição dos veículos, garantindo uma experiência mais eficiente para os usuários.
O conceito e o design da Parada Metrópole servirão como modelo para as outras 15 previstas ao longo do trajeto de 18 km entre São Bernardo e São Paulo. A empresa responsável, Next Mobilidade, aguarda a disponibilidade de agenda das autoridades do Governo do Estado para apresentar oficialmente a nova estrutura à população nos próximos dias.
Além da conclusão da Parada Metrópole, as equipes de obras também finalizaram a preparação e concretagem da pista no trecho de 2,5 km da Fase 1 (São Bernardo-São Paulo) do BRT-ABC. Além disso, as obras de recapeamento próximo ao cruzamento da Avenida Aldino Pinotti com Rua Dr. Marcel Preotesco e na Rua Versolato, em São Bernardo, avançaram, assim como os trabalhos de confecção dos jardins ao longo do corredor do BRT-ABC.
Para a próxima fase, que vai da divisa com São Caetano até o Terminal Sacomã, a empresa aguarda liberação das licenças ambientais pelos órgãos do Estado. O BRT-ABC, com capacidade de até 600 mil passageiros por dia, operará com 92 ônibus totalmente elétricos, fabricados no Brasil e com tecnologia nacional.
Os veículos serão silenciosos, confortáveis, com wi-fi e ar condicionado, circulando em vias segregadas, com 16 paradas fechadas e mais três terminais. O investimento total é estimado em R$ 950 milhões, inteiramente custeado pela empresa privada operadora (Next Mobilidade).
Com todas essas características, o BRT-ABC promete oferecer uma opção de transporte público eficiente, sustentável e de qualidade para a população.