Com participação direta em 28 gols do Grêmio no Brasileirão, com 17 gols (vice-artilheiro) e 11 assistências, Suárez foi essencial para a campanha de recuperação da equipe, que encerrou a competição na segunda posição, com 68 pontos. Por conta de sua atuação de destaque, o uruguaio conquistou o prêmio de craque do campeonato. “É difícil para um treinador ou um jogador, com as qualidades que tenho, quase 37 anos, o ano que mais jogos tenho na minha carreira. Mas foi também o ano em que estive mais longe da minha mulher e meus filhos. Isso também é pra eles, porque todo trabalho e sacrifício tem a sua premiação”, afirmou o atacante em agradecimento ao prêmio.
Durante a temporada, o atacante sofreu com um problema no joelho direito e acabou antecipando o fim de seu contrato com o Grêmio. Suárez está de saída do time gaúcho e deve acertar com o Inter Miami, clube onde atua Lionel Messi, nos Estados Unidos.
Além disso, o Palmeiras obteve grande destaque ao colocar cinco jogadores na seleção do campeonato. Weverton, Murilo, Mayke, Piquerez e Raphael Veiga foram eleitos para a seleção, em uma demonstração do domínio da equipe no torneio. O Grêmio também emplacou jogadores na lista, com Villasanti sendo eleito para a seleção, enquanto o Flamengo teve o volante Pulgar e o meia Arrascaeta na equipe ideal. A seleção foi completada pelo zagueiro Adryelson, do Botafogo.
No Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras, além de ter seu treinador, Arthur Elias, eleito pela terceira vez o melhor treinador do campeonato. Outro destaque foi a jovem atacante da Ferroviária, Aline Gomes, que levou três prêmios para casa: a Bola de Ouro Feminina, melhor atacante e revelação.
Com a confirmação do sucesso de jogadores e treinadores durante a temporada do Campeonato Brasileiro, fica claro que a competição foi marcada por grandes atuações individuais e coletivas, além do destaque para o talento de novas revelações no futebol feminino e masculino.