Os projetos de grafite selecionados no concurso agora estão saindo do papel e passando a decorar os muros e paredes da região, com a ajuda de artistas locais. A atividade final desse projeto, intitulado “Um Dia de Celebração Cultural”, consistiu em uma série de ações realizadas pelas escolas participantes, como batalha de rima, apresentações de hip hop e fomento à arte e criatividade.
O dirigente regional da Leste 3, Eric Vellone Coló, destacou a importância de integrar os alunos à expressão artística do grafite, unindo-a às atividades pedagógicas. Coló ressaltou que o concurso valoriza as potencialidades dos estudantes da região e contribui para o fluxo mais intenso e consistente do conhecimento.
Além disso, o concurso, que teve 51 inscrições, foi uma oportunidade para os alunos expressarem de forma única um pouco sobre suas vivências e perspectivas. A seleção das produções vencedoras foi realizada por uma comissão avaliadora, considerando critérios como criatividade, originalidade, habilidades técnicas e aderência ao tema proposto.
Os vencedores do concurso se reunirão com grafiteiros da região para “dar vida” aos projetos que colocaram no papel. Essa iniciativa tem como objetivo transcendental barreiras, dando voz às questões que permeiam a realidade dos jovens, como afirmou Eric Vellone Coló.
O grafite como forma de arte urbana tem o poder de dar voz àqueles que o produzem, expressando as vivências e desafios da comunidade. A inserção desse tema no cotidiano dos estudantes das escolas estaduais da zona leste de São Paulo é uma forma de promover a expressão artística e fortalecer a integração cultural na região.
Portanto, a realização desse concurso de grafite na zona leste de São Paulo se destaca como uma ação significativa para o desenvolvimento social dos estudantes e suas comunidades, promovendo a expressão criativa e o fortalecimento da identidade cultural da região.