De acordo com a avaliação, 73% dos estudantes do país apresentaram um desempenho abaixo do considerado básico em matemática. Isso significa que eles têm dificuldade em resolver problemas do cotidiano envolvendo porcentagem, frações, números decimais, entre outros. Além disso, também têm problemas em elaborar estratégias de solução, não conseguindo aplicar habilidades de pensamento computacional e utilizar visualização espacial como parte de uma estratégia de solução.
Em relação à leitura, 50% dos adolescentes brasileiros de 15 anos também tiveram um baixo desempenho. Eles encontraram dificuldades em integrar o conteúdo e gerar inferências, identificar a ideia principal de um texto e refletir sobre um texto ou um pequeno conjunto de textos. Isso demonstra uma dificuldade geral em compreender e interpretar textos, o que acaba interferindo no aprendizado de outras disciplinas.
No caso da ciência, 55% dos alunos apresentaram um desempenho abaixo do considerado básico. Eles tiveram dificuldades em utilizar conhecimentos de conteúdo moderadamente complexos, construir explicações com suporte relevante em situações menos familiares ou mais complexas, distinguir entre questões científicas e não científicas, e identificar as evidências que sustentam uma afirmação científica.
A má performance dos alunos brasileiros nessas disciplinas coloca em evidência a defasagem histórica do país em relação à educação. As estatísticas demonstram que é necessário haver investimento e esforço em melhorar o ensino, possibilitando que os estudantes alcancem um nível de proficiência adequado para participar plenamente da sociedade. Em outras palavras, existe a necessidade urgente de implementar mudanças significativas no sistema educacional brasileiro.