A região do ABC Paulista receberá, entre os dias 5 e 9 de dezembro, a carreta de mamografia da ONG Américas Amigas, que oferecerá atendimentos gratuitos de prevenção e diagnóstico de câncer de mama. A ação é uma parceria da organização com a marca de sucos Natural One e tem como objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa faz parte de um calendário de atividades que circulará por outras localidades do estado de São Paulo até o mês de dezembro. A carreta, equipada com um mamógrafo digital, estará estacionada no CREC Pauliceia, localizado na rua Francisco Alves, 460, e oferecerá exame clínico, orientações, mamografia e ultrassonografia direcionada, realizados no próprio local, das 7h às 16h. A estimativa é atender cerca de 80 pessoas por dia.
Podem participar da ação mulheres acima de 40 anos, além de pessoas trans e homens que apresentem sinais clínicos de câncer de mama. No entanto, é necessário realizar um cadastro prévio no site da Américas Amigas. O projeto dará prioridade a pessoas que tenham histórico de câncer de mama na família em primeiro grau, que refiram sentir nódulo ou caroço na mama ou axila em autoexame, estejam inscritas no CadÚnico ou recebam algum auxílio do governo, e não possuam prótese mamária estética.
Os pacientes atendidos na carreta que necessitarem de atendimento adicional serão encaminhados para hospitais e clínicas especializadas para consulta com mastologistas e realização de exames complementares, como ressonância e biópsia, tudo custeado pelo projeto e de forma gratuita para a população.
A iniciativa visa promover o acesso gratuito a exames de detecção e diagnóstico precoce de câncer de mama, além de esclarecimentos e informações sobre a doença. Vale ressaltar que, se descoberto precocemente, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%.
Todo o agendamento de atendimento é gratuito e deve ser feito através do site da Américas Amigas. Mais informações sobre o serviço e o agendamento podem ser obtidas no site da ONG. A ação é uma grande oportunidade para que mulheres, trans e homens que se enquadrem nos critérios estabelecidos possam ter acesso a exames e diagnósticos que podem salvar vidas.
A ação é uma importante iniciativa para a conscientização e prevenção do câncer de mama, que é a doença que mais mata mulheres no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A importância da realização de exames periódicos e do diagnóstico precoce do câncer de mama não pode ser subestimada, e iniciativas como essa têm um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população.