O Sipet permite realizar solicitações relacionadas a ICMS, IPVA, ITCMD e taxas. Além disso, é possível solicitar a emissão e reemissão de senha PFE, Certidão de Débitos não Inscritos, Alterações de ofício no Cadesp, Atendimento de exigências do Redesim, Restituição de taxas e custas, Homologação de Transmissão Judicial – inventário, arrolamento ou doação, entre outros serviços.
A autenticação no sistema é realizada por meio do sistema federal Gov.Br ou por certificado digital, permitindo que o atendimento seja feito sem a necessidade de deslocamento, o que resulta em economia de tempo e recursos para os usuários e a administração.
O acesso ao Sipet pode ser feito pelo portal da Fazenda, no menu lateral direito, no catálogo de serviços ou digitando na busca “SIPET”. Além disso, a Escola de Governo produziu um vídeo chamado “Gefe Explica”, que aborda o passo a passo sobre a funcionalidade do sistema.
Com um sistema online eficiente, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo tem promovido a modernização e agilidade nos serviços oferecidos aos cidadãos e contribuintes. A facilidade de acesso e a variedade de serviços disponíveis demonstram o comprometimento do órgão em atender às demandas de forma remota e eficaz.
Os números registrados de solicitações processadas pelo Sipet representam uma mudança significativa na forma como os cidadãos e contribuintes acessam os serviços da Sefaz-SP, conferindo mais comodidade, agilidade e segurança. A adesão ao sistema eletrônico tem sido positiva, refletindo o sucesso da iniciativa em proporcionar um atendimento de qualidade e totalmente remoto aos usuários.