O desfile abordou diversos temas, como a colônia dos pescadores, barcos e a marina, o cambuci, o Parque Municipal Estoril, a Represa Billings, a Mata Atlântica e a Prainha da Billings, além de toda a fauna e flora local. Participaram do desfile integrantes da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiro, da Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal, da Guarda Ambiental, da Sabesp, da Secretaria de Meio Ambiente, além da comunidade das escolas do Riacho Grande (municipais e estaduais), desbravadores, representantes dos povos indígenas, participantes das modalidades da Secretaria de Esportes, membros do Lions Clube, carroceiros, cavaleiros, pessoas ligadas à Colônia dos Pescadores, ceramistas e produtores do Pós-Balsa.
Além de relembrar os investimentos para a região, o prefeito Orlando Morando destacou a importância histórica do Riacho Grande, que remonta ao século 16, quando a área era atravessada por caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista e sediava pousadas e ranchos que serviam aos viajantes. Atualmente, o distrito abriga mais de 40 bairros e possui relevância turística, com a criação da Represa Billings, a Prainha e o Parque Estoril, que atraem visitantes à região.
Durante o desfile, chamou a atenção a participação de três aldeias indígenas que residem no distrito, pescadores, escolas, entre outros, com destaque para a diversidade cultural e histórica do Riacho Grande. O evento foi marcado por um momento de celebração e valorização do patrimônio local, que contribui para enriquecer a identidade e tradição da região.