A concessionária responsável pelo aeroporto, Aena Brasil, pretende construir um novo terminal até 2028, ampliando a área de 35 mil metros quadrados para aproximadamente 80 mil metros quadrados, incluindo previsões de adequações na infraestrutura. Durante a audiência, a vereadora Dra. Sandra Tadeu, autora do requerimento para a audiência e vice-presidente da Comissão, expressou preocupação com as regiões ao redor do aeroporto, mencionando os impactos da ampliação do terminal no trânsito local.
Outro ponto de destaque na audiência foi a demanda por uma área específica para o embarque e desembarque de carros de transporte por aplicativo, levantada pelo vereador Marlon Luz. A empresa responsável pelo Aeroporto de Congonhas, Aena Brasil, explicou que a concessão exige a implantação de planos determinados até 2028, com a apresentação dos projetos executivos à Prefeitura da capital prevista para o primeiro trimestre do ano que vem.
No entanto, Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, alertou que recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil não estão previstos no orçamento da União para 2024, o que pode atrasar investimentos em mobilidade no entorno do aeroporto. A audiência também contou com representantes da Prefeitura e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que reconheceram as dificuldades enfrentadas por motoristas de aplicativo e taxistas para o embarque e desembarque.
Além disso, representantes de sindicatos e associações locais aproveitaram a audiência para expressar preocupações com o impacto da ampliação do aeroporto, citando aumento nas taxas de embarque e impacto no trânsito da região. A audiência também contou com relatos de pessoas afetadas pelo trânsito no entorno do aeroporto, como um motorista de aplicativo que relatou dificuldades para se locomover no local.
Diante disso, a discussão em torno da ampliação do Aeroporto de Congonhas se mostra importante para a cidade de São Paulo, levando em consideração os impactos na mobilidade urbana e no meio ambiente, exigindo a busca por soluções que atendam tanto as necessidades da concessionária quanto as preocupações da população. A discussão continua aberta, com a apresentação de projetos executivos à Prefeitura da capital e a expectativa de soluções para a mobilidade e o trânsito na região do aeroporto.