Natal na Baixada Santista: EMTU reforça operação com mais veículos e viagens extras para atender demanda de passageiros

Reforço na operação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da Baixada Santista durante a temporada de compras de Natal

Com o início da temporada de compras para o Natal, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e a BR Mobilidade reforçaram a operação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Baixada Santista. A medida visa atender os usuários com mais agilidade e conforto nos deslocamentos neste período natalino, no qual, inclusive, as viagens são realizadas por pessoas carregando acessórios e sacolas de compras.

Para oferecer mais agilidade e conforto, a região passará a contar com dois veículos a mais e 12 viagens extras na programação. Com isso, o aumento de 4,8 mil lugares estará disponível para os passageiros. Ao todo, serão 15 VLTs, 196 viagens nos dias úteis e 78,4 mil lugares ofertados. A operação especial foi planejada devido à previsão de aumento da demanda de passageiros, prevista para o período que contempla a semana de pagamentos e do 13º salário.

Além disso, o VLT oferece integração tarifária com 45 linhas metropolitanas e 37 linhas municipais de Santos que passam próximas às estações. A integração tarifária gratuita entre os modais é mais uma possibilidade para facilitar o deslocamento dos usuários. Para usufruir da integração gratuita, pagando apenas uma tarifa, o usuário precisa utilizar os dois modais pagando com o cartão BR Card (R$ 5,25).

A operação será acompanhada pela fiscalização e planejamento para eventuais ajustes, se necessário. Para consultar mais informações sobre os itinerários e horários das linhas, basta acessar o site da EMTU ou os aplicativos EMTU Oficial e Quanto Tempo Falta, da BR Mobilidade.

O VLT está operando há sete anos na Baixada Santista, com 11 km de extensão, e é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. Oferecendo uma alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal de transporte proporciona qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Além disso, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é uma opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a EMTU é controlada pelo Governo de São Paulo e fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo